quarta-feira, 24 de março de 2010

Curso Operador de Pistola TASER
















                 Hoje, quarta-feira (24), a Prefeitura de Fortaleza, através da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, dá um grande passo no trabalho de contribuição da segurança pública que desenvolve na cidade. É o início do Treinamento da Taser, para 200 subinspetores, inspetores e guardas municipais, que acontecerá no período de 24 de março até 12 de abril, das 8 às 17 horas, na sede da instituição, Rua Delmiro de Farias, 1900, Rodolfo Teófilo.

                 A Taser é uma arma não-letal, que emite ondas "T” (semelhantes à onda cerebral), na qual paralisa o infrator que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo. Vale salientar que o disparo não provoca nenhum tipo de lesão e nem hematoma. Apenas imobiliza o infrator, tempo suficiente para a sua detenção.

                 Foram adquiridos 50 equipamentos pela Guarda Municipal através de convênio com o Ministério da Justiça, por meio de licitação com processo de inexigibilidade, por se tratar de um produto exclusivo, com base nos princípios da Lei nº. 8.666/93. O valor empenhado é no total de R$ 120.939,83. Tudo com a devida autorização do Ministério da Defesa.

                 Para o diretor da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF), Arimá Rocha, a intenção é capacitar, ainda esse ano, cerca de 1.200 guardas municipais. “O objetivo é licitar mais 250 equipamentos, totalizando 300 taseres”. Para a utilização dos equipamentos, será elaborado um planejamento para determinados tipos de ações e locais de atuação da Guarda Municipal.

                O curso será ministrado pelo instrutor da Taser, Alberto Marques de Azevedo Neto, certificado e diplomado pela fábrica Taser, A A & SABA Consultants Inc. O treinamento visa à certificação de operadores de Taser, com aulas teóricas, práticas e avaliação.

                Na fase teórica, com 8h/aula, serão abordados assuntos sobre a tecnologia do equipamento, funções das pistolas, regras de segurança, formas de utilização, e riscos e estudos médicos. Com 14h/aula, a parte prática intensificará o reconhecimento dos equipamentos e acessórios, como mira laser, treinamento de gatilho, saque, plataforma de tiro, verbalização, pontaria, troca de cartuchos e disparos reais em manequins. Ainda nessa etapa serão realizados exercícios teatrais, denominados “cenários”, com o objetivo de simular situações de conflitos reais, inerentes ao trabalho da guarda municipal.

0 comentários:

Postar um comentário